Tião Gavião (Wally Warbles) é um chefe pássaro que pode ser encontrado no nível Ação no Aviário, que é um nível de avião.

Descrição

Aparência

Tião é um pássaro de cabeça vermelha e de penas azuis de uma espécie desconhecida que usa uma casa de passarinho que esconde a maior parte de seu corpo, exceto por suas pernas, asas e cabeça. Suas pernas estão disfarçadas de pêndulo antes que a batalha contra ele comece. Ele tem penas vermelhas e azuis e um bico e pés laranja. Dentro da casa reside seu filho.

Personalidade

A julgar por sua aparência agressiva e pela frase da tela de morte de seu filho, Tião age como os músculos de sua família. Ele parece ser um pai protetor para seu filho, tendo uma casa de cuco para ele ser mantido em segurança enquanto Tião luta contra seus inimigos. Tião é determinado o suficiente para lutar até o fim, não importa o que aconteça com ele no processo, como é evidente pelo fato de que ele continua a batalha sem penas e em uma maca.

O filho de Tião é o cérebro da família, de acordo com sua frase da tela de morte. Para defender seu comportamento inteligente, ele é mostrado carregando uma arma de raios que ele provavelmente inventou. Ele também parece depender de seu pai quando ele está em alguma situação complicada, como na hora que ele começa a chorar por seu pai para lidar com Xicrinho e Caneco no final de sua fase.

Combate

Ver artigo principal: Aviary Action!

Esse é um nível de avião, na introdução Tião está disfarçado de relógio cuco, e então ele grita para Xicrinho e revela sua cabeça, na primeira batalha Tião vai soltar alguns ataques enquanto alguns pássaros com pregos voam na tela, na segunda fase, seu filho aparecerá e ficará voando pela tela aleatoriamente e na sua fase final, Tião retorna sem suas penas sendo carregado em uma maca.

Citações

"Eu sou o dono do céu. Se bobear, levo sua cabeça de troféu!"
Tião Gavião, Tela de morte da Fase 1
"Sou esperto e papai é fortão! Juntos te jogamos de cara no chão."
Filho do Tião, Tela de morte da Fase 2
"Pode me depenar, mas no fim ainda é você que vai se ferrar!"
Tião Gavião, Tela de morte da Fase Final

Trivialidades

Para ver os fatos ou mídias que inspiraram Tião Gavião veja: Referências e inspirações
  • Tião é um dos poucos chefes que não são vistos no final, implicando que ele foi comido pelos dois médicos canibais, que jogam sal e a pimenta sobre ele após sua derrota.
    • Alternativamente, sua ausência do final pode ser explicada pelo fato de que ele não poderia chegar lá, pois sem suas penas ele não pode voar.
    • Ele também é o segundo chefe que os fãs teorizam que esteja realmente morto, sendo o primeiro Il Melecone
    • No entanto, foi confirmado pelo designer Jake Clark que Tião e Melecone ainda estão vivos.
  • Sua antiga frase da tela de morte era "Eu diria que isso foi mais do que um pouso acidentado".
  • Seu sobrenome em inglês é um trocadilho com o nome do pássaro "warbler".
  • "Ride of the Valkyries", uma composição de Richard Wagner, toca por um breve momento durante a música Ação no Aviário.
  • É possível que a forma de relógio de cuco de Tião seja mais do que apenas um disfarce, pois quando ele faz o ataque de três balas de dedo ou começa a disparar suas penas, os sons do relógio de cuco podem ser ouvidos.
  • Um protótipo de sua música foi usado como a música para a batalha do Capitão Barba-Salgada na demo 2015. Um vídeo pode ser encontrado aqui: https://youtu.be/rIbZHw-M6Xs.
  • Wally é chamado de Tião Gavião em português, como o Hooded Claw em Os Apuros de Penélope Charmosa, no Brasil.
    • Na versão portuguesa, o Hooded Claw é na verdade chamado de Garra Mascarada.