Info
Galeria

Diversão Infernal (em português: Um Inferno de um Tempo) é o nível final de Cuphead, onde os jogadores devem enfrentar o Diabo. Ao entrar no nível, o jogador assistirá uma cena em que ele deve escolher entre dar ao Diabo seus contratos ou lutar contra ele, o que resulta em um dos dois finais.

Embate

Introdução

O Diabo olha para Cuphead e Mugman, e sua pupila se transforma na imagem de um copo sendo quebrada e seus fragmentos sendo cortados até desaparecerem. Esta introdução é única, porque, ao contrário de qualquer outra introdução, Cuphead e Mugman estão aterrorizados ao invés de se prepararem para a luta.

Fase 1

Vocês quebraram o acordo... agora eu vou quebrar vocês!!!
— Diabo, Tela de morte da fase 1
Devil trident 1

A primeira fase do Diabo envolve-o atacando com seu tridente e suas várias transformações.

Ao realizar um encantamento e balançar o seu tridente, ele pode usar três ataques com projéteis:

  • Criando quatro bolas de cristal que se espalham pela arena de forma errática. Somente uma das quatro pode ser parada.
  • Criando cinco bolas de fogo que se movem da esquerda para a direita e para trás; quatro bolas de fogo azuis que giram em torno de uma outra bola rosa (da qual pode ser parada).
  • Criando seis bolas de fogo fixadas em uma formação hexagonal, que cerca os jogadores. Somente uma das seis pode ser parada.

Ele também usa três transformações, cada uma com seu próprio ataque:

  • Aranha: O Diabo ganha quatro braços extras e separa a cabeça do corpo enquanto crescem quatro olhos extras, dois chifres pequenos e quatro pernas pequenas para se assemelhem à uma aranha. Nesta transformação, ele ataca principalmente quicando no chão três vezes antes de retornar à sua forma original.
  • Carneiro: Seus chifres ficam maiores e curvados (se assemelhando a Baphomet) e ele estende os braços de ambos os lados para esmagar os jogadores no meio. Este ataque pode ser complicado, pois os jogadores têm que saltar no momento preciso para não serem atingidos. Alternativamente, o jogador pode se agachar para evitar esse ataque.
  • Dragão: Sua cabeça se torna um dragão serpentino e se estende para ambos os lados como um meio para encurralar os jogadores para que eles possam ser atingidos por seus servos.

Ao longo da fase, seus servos demoníacos roxos escondidos atrás de seu trono virão de qualquer lado para machucar os jogadores. Esses servos podem ser derrotados simplesmente disparando contra eles.

Depois de ter realizados todos os ataques possíveis da fase, O Diabo tira seus esqueleto da sua pele e escapa através de um pequeno buraco no centro da arena. Os jogadores devem segui-lo dentro do buraco ou receberão danos pelas paredes de fogo em ambos os lados da tela.

Fase 2

Ninguém vai ficar inteiro no meu caminho!
— Diabo, Tela de morte das fases 2, 3 e 4
DevilIcon2

Depois de escapar pelo buraco, a batalha final começa quando o Diabo cresce e os jogadores lutam em cinco plataformas flutuantes. Nesta fase, os jogadores devem disparar em seus olhos enquanto esquivam seus dois ataques:

  • Juntando seus dois olhos em um, ele convoca um machado ardente que se move em espiral que atingirá os jogadores se eles estiverem por perto.
  • Uma bomba de morcego é criada a partir de um olho e é ejetada através das orelhas esquerda e direita, dependendo do olho em que ele os engloba. Se os jogadores não conseguirem neutralizar a bomba, a bomba explodirá cobrindo um largo raio.

Ao longo da fase, fichas de poker flamejantes caem do céu e aterram em plataformas aleatórias, prejudicando os jogadores que estiverem debaixo delas e não conseguires sair a tempo.

Fase 3

O Diabo ficará frustrado e as plataformas serão reduzidas para três, o que aumenta as chances de as fichas de poker caírem sobre os jogadores. O Diabo já não irá lidar diretamente com Cuphead e Mugman; Em vez disso, ele convocará seus servos para atingir os jogadores de duas maneiras:

  • Ele convocará dois demônios alados roxos e gordos de ambos os lados para atirar crânios entre si. Ocasionalmente, aparecem crânios cor-de-rosa que podem ser parados. Esses demônios podem ser derrubados quando são lhe causados danos.
  • Acima de sua cabeça há um grupo de demônios pequenos e de asas azuis que se encaixam nos jogadores. Esses demônios também podem ser evitados com bastante facilidade, simplesmente atirando neles.

Fase 4

O Diabo entrará em uma quebra física e mental, perdendo os dentes e chorando. Nesta sub-fase final, o Diabo está limitado a atingir o jogador apenas com as fichas de poker e suas lágrimas.

Apenas uma plataforma permanece no centro, pois os jogadores têm que esquivar a queda da ficha de poker e retornar à plataforma, evitando as lágrimas dele. Algumas lágrimas podem ser paradas.

Depois que o Diabo é recebe diversos danos, ele é derrotado para sempre.