Wiki Cuphead
Advertisement
Esse artigo é sobre o jogo. Se está procurando pela DLC, veja: Cuphead: The Delicious Last Course

Chegando em 1936. (Mais oitenta anos)
— Trailer da E3, 2015.

Cuphead (título completo: Cuphead: Don't Deal With the Devil) é um jogo de plataforma em 2D desenvolvido pelos irmãos Chad e Jared Moldenhauer no Studio MDHR, desenhado no estilo dos desenhos animados de 1930. O jogo segue as façanhas de Cuphead e Mugman depois que os dois perdem suas almas para o Diabo em um jogo e agora para pagar sua dívida, eles precisam derrotar vários chefes (e vários estágios).

Desenvolvimento

Para ver as perguntas frequentes feitas pelos jogadores ao Studio MDHR, veja: Cuphead/FAQ

Cuphead é o primeiro jogo do Studio MDHR, um estúdio independente de desenvolvimento de jogos.

O desenvolvimento de Cuphead começou em 2010, apenas com os irmãos Chad e Jared, os irmãos trabalhavam no jogo de suas respectivas casas em Toronto e Saskatchewan. Nesse ponto, o jogo era consideravelmente menor, o jogo consistiria inteiramente em uma série de oito batalhas de chefe no estilo de Mega Man, pois como o estúdio era pequeno, fazer algo maior do que isso seria difícil, especialmente considerando a natureza demorada do estilo artístico, porém, depois de algumas exibições muito bem recebidas em feiras como a E3, o estúdio percebeu que o jogo precisava ser maior para satisfazer o público enorme que estava interessado no seu estilo único. Isso significava mais chefes, níveis de plataformas projetados adequadamente e um mundo que os unisse. Também exigiu muito mais pessoas e muito mais tempo.

Desde 2015, o estúdio cresceu dramaticamente. O que começou como um trio agora é uma equipe de 19 pessoas. Isso inclui um total de cinco artistas, manipulando tudo, desde arte conceitual até animação.

Estilo Artístico

O estilo artístico jogo foi inspirado no estilo de animação dos desenhos animados de 1930 e seus elementos "subversivos e surrealistas", como os dos Estúdios Fleischer, Disney e Warner Brothers.

Chad Moldenhauer, que já havia trabalhado em design gráfico, desenhava manualmente as animações e pintava os fundos. Ele coloriu os personagens no Photoshop (sua única mudança no processo usado em 1930).

Trilha Sonora

Ver artigo principal: Trilha Sonora Original de Cuphead

O estúdio contratou Kristofer Maddigan, um compositor e percussionista de Toronto e membro da Orquestra Nacional do Balé do Canadá. Eles procuraram manter os processos de gravação de 1930, para que parecesse que a equipe estivesse se desenvolvendo naquela época, para isso, eles reuniram uma grande orquestra e encarregaram Kristofer de escrever uma partitura original que parecesse que veio diretamente de 1930. O resultado foi mais de três horas de jazz e ragtime de som autêntico.

Jogabilidade

O jogo apresenta uma sequência de níveis e baseia-se em lutas contínuas contra chefes, em batalhas Cuphead tem três vidas e pode usar até duas armas diferentes. Os níveis podem ser acessados atráves de um mapa mundial de RPG com suas próprias áreas secretas. O jogo tem um modo cooperativo de dois jogadores que adiciona outro jogador humano às batalhas de chefe, o segundo jogador joga como Mugman.

Prêmios

The Game Awards

  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Jogo Independente
  • Melhor Estreia Indie

Galeria

pt-br:Cuphead: Don't Deal With the Devil

Advertisement